O Grupo Odebrecht lança nesta segunda (22) o novo canal Linha de Ética, dedicado a receber relatos e denúncias de comportamentos não éticos e violações às políticas internas, regras e legislações.

A partir de agora, o recebimento das denúncias será terceirizado, um aprimoramento para trazer ainda mais segurança e anonimato ao serviço e reforçar a não retaliação. Essa mudança faz parte do compromisso assumido pelo grupo – o de atuar sempre com ética, integridade e transparência.

O Linha de Ética pode ser acessado por funcionários e também por clientes, terceiros e público em geral. A denúncia pode ser feita por mensagem de voz e de texto, e o novo canal agrega o diferencial de os relatos poderem também ser feitos por telefone diretamente a um atendente. Uma equipe de analistas, treinados com técnicas de entrevistas, está disponível para recepcionar as informações e interagir com os relatores. O novo Linha de Ética vai permitir ainda que o denunciante acompanhe anonimamente o andamento do assunto reportado por meio de um número de protocolo que receberá ao registrar seu relato. Essa funcionalidade também possibilita que a Odebrecht possa se comunicar de forma anônima com o denunciante, solicitando informações adicionais ou algum esclarecimento ao relato encaminhado.

O Linha de Ética está sendo aprimorado na holding e em todos os Negócios da Odebrecht. Em 2014 o grupo implantou o canal e a recepção dos relatos era feita por tecnologia gerenciada pela equipe de TI da Odebrecht. A mudança agora é que os relatos e denúncias serão recepcionados por uma empresa terceirizada que conta com sistema próprio. A ICTS é a empresa que fará a gestão da recepção das denúncias, escolhida em um processo de concorrência.

A Odebrecht S.A e cada Negócio têm sites e telefones (ligação gratuita, 0800) próprios para o registro das denúncias, disponíveis no www.odebrecht.com/linhadeetica. O sistema está ativo 24 horas, nos 7 dias da semana. O website do novo canal Linha de Ética e o atendimento pelo telefone de ligação gratuita estão disponíveis em português, inglês e espanhol.

“O fortalecimento do Sistema de Conformidade é um compromisso assumido pela Odebrecht e que está sendo concretizado ao longo do tempo. A melhoria que concluímos no Linha de Ética é uma materialização desse processo e um elemento para apoiar a detecção de qualquer violação ao nosso compromisso, seja de um integrante ou de um agente externo”, afirma Olga Pontes, Responsável por Conformidade da Odebrecht S.A.

A recepção dos relatos e uma primeira graduação do risco associado ao relato serão de responsabilidade da equipe da ICTS, que também produzirá um relatório com recomendações para condução da investigação do assunto reportado. Esse trabalho é feito por profissionais com formação superior treinados em gestão de riscos, segurança da informação, inteligência preventiva e análise de conteúdo oral e escrito, segundo a metodologia SCAN (Scientifc Content Analysis). Todo o ambiente de transmissão de dados do sistema da ICTS, que faz a gestão da recepção dos relatos, segue padrões rígidos de segurança e comunicação criptografada.

Todas as denúncias recebidas são investigadas. As equipes de Conformidade da holding e dos Negócios possuem profissionais especializados para conduzir o processo investigativo e, quando necessário, orçamento para contratar empresas especializadas para este fim. “Um canal de denúncias é também um instrumento estratégico de gestão. O recebimento e a apuração de denúncias integram um processo que fortalece a cultura ética da organização e potencializa as oportunidades de identificação de melhorias no ambiente de controles”, comenta Olga Pontes.

Pesquisas mostram que o maior contribuinte para um canal de denúncias é o próprio funcionário, que é o principal interessado no fortalecimento da cultura ética em seu ambiente de trabalho e na resolução dos problemas e irregularidades. Análise realizada pela ICTS nos 140 mil relatos recebidos de Maio de 2009 a Maio de 2016, referentes a 141 clientes, mostra que 92% das denúncias partem de colaboradores, sendo que desse total, 71,9% preferem o anonimato do registro.

A Política sobre Conformidade da Odebrecht, aprovada em 2016, estabelece as medidas disciplinares a serem aplicadas nos casos de comportamento não ético e violações às legislações, de acordo com o nível de gravidade do fato e o grau de responsabilidade dos envolvidos. Podem ir desde advertência verbal até demissão com justa causa.





Últimas notícias
Novonor S.A. conquista manutenção da ISO37001
A Novonor S.A. obteve a manutenção do Certificado ISO 37001, selo conquistado em 2021 e que atesta a excelência do seu Sistema de Gestão Antissuborno. No Grupo, também estão certificadas as empr...

Aviso de Privacidade
A privacidade é um direito fundamental e, para nós da Novonor, esse é um dos principais valores. Por isso, esse Aviso de Privacidade foi criado para demonstrar o compromisso que assumimos de resgua...

OEC tem novo presidente
Após deliberação e aprovação do Conselho de Administração, o engenheiro Mauricio Cruz Lopes (47), até então Diretor Superintendente da OEC para América Latina, assume como presidente da ...