As constantes evoluções do ambiente empresarial nas últimas décadas fizeram com que as empresas buscassem reforçar seus sistemas de conformidade para reduzir riscos e aumentar a competitividade no mundo globalizado dos negócios.

A eficácia de um sistema de conformidade passa pelas práticas incorporadas aos processos do dia a dia e o comportamento de líderes e funcionários diante de situações de negócio. Por isso, a capacitação constante sobre o assunto é essencial.

Michael Eichenwald, que lidera a área de consultoria da LRN, uma empresa global especializada em assessorar e educar organizações sobre conformidade, cultura corporativa e liderança, conhece bem o desafio. Ele ajuda as empresas a construir e manter culturas éticas, criar métodos para dar aos funcionários uma melhor compreensão do propósito da empresa e uma postura crítica para “competir com integridade em todos os níveis”.

“Um desafio crítico é a percepção de que o programa de conformidade é um obstáculo para os negócios e a competitividade. Isso está longe de ser verdade”, afirma Eichenwald. Veja a entrevista completa abaixo:

Em qual situação empresas e organizações buscam serviços de capacitação? Que autonomia empresas como a LRN possuem para dar consultoria sobre as políticas estabelecidas pela empresa?

Toda empresa deve implementar um programa eficaz de educação e ética centrada nos seus valores. A educação tem sido um componente crítico, já que as principais empresas dos EUA começaram a implementar programas abrangentes há três décadas.

Infelizmente, às vezes é preciso ocorrer um ato sério de má conduta, acompanhado de suas inevitáveis consequências, para que uma organização reconheça o quão crítico um programa de educação pode ser para gerenciar o risco de forma efetiva e definir as expectativas certas para os funcionários.

Na nossa experiência, vemos emergir entre as empresas vontade e entusiasmo de treinar suas equipes tanto a partir do reconhecimento de novos riscos, à medida que elas entram em novas geografias ou adquirem novas entidades, quanto em resposta a uma má conduta do passado.

Como a metodologia de capacitação para políticas de conformidade é adaptada à realidade de cada tipo de negócio?

Para cada empresa, sempre há distinções reais em conteúdo educacional que precisam ser consideradas. No caso da Odebrecht, por exemplo, nossa equipe de Desenvolvimento de Conteúdo fez parceria com líderes de todas as empresas do Grupo para aproveitar a rigorosa metodologia de design instrucional da LRN, levando em conta as necessidades específicas da Odebrecht. Nosso objetivo é um programa que ofereça soluções de treinamento efetivas e criativas capazes de aumentar a retenção de conhecimento e, de forma mais ampla, inspirar um desempenho fundamentado em princípios.

Qual é o nível de influência de um processo de capacitação na cultura organizacional de uma empresa? O treinamento, por si só, é capaz de promover um ambiente mais ético e íntegro?

A liderança molda a cultura e existem limites reais sobre o que um programa educacional é capaz de fazer. O desafio está em como uma empresa se move para além da educação de conformidade, em direção a um conteúdo que inspire seu funcionário a parar, pensar verdadeiramente sobre o que está fazendo, questionar e, então, imaginar um caminho diferente.

Os líderes de Conformidade têm um ponto de vantagem único para influenciar a cultura corporativa. A educação é apenas uma das ferramentas que eles possuem à sua disposição.

Engajamento para um propósito: os processos de capacitação sobre conformidade nas empresas
Referência: Ethics and Compliance Program Effectiveness Report, LRN, 2016.

Como é feita a segmentação da comunicação para diferentes públicos (altas lideranças, média gerência e corpo operacional)? Em qual área a empresa deve principalmente focar em programas de capacitação?

Há certos conteúdos que todo funcionário deve receber – e que devem ser exatamente os mesmos. Por exemplo, treinamentos de políticas de ética, transparência e integridade. Todos devem receber isso.

Depois, segmentamos ou personalizamos o conteúdo de acordo com o risco. Sempre haverá limites relativos a quanto tempo o funcionário tem para gastar em treinamentos, por isso nos certificamos de que todos estejam expostos ao que há de mais relevante para os riscos de cada posição.

A LRN tem como propósito ajudar as empresas ao redor do mundo a fazerem a coisa certa. Quais são os desafios comumente encontrados na implementação de processos de capacitação?

Um desafio crítico é a percepção de que o programa é um obstáculo para os negócios e a competitividade. Isso está longe de ser verdade. O programa de ética e conformidade, acompanhado de um treinamento apurado e executado de forma efetiva, é um facilitador para as empresas, possibilitando maior volume de envolvimento dos funcionários, tomadas de decisão mais assertivas e, claro, redução de riscos. A questão está transcendendo a “obrigação” de promover esses programas ou as regras desatualizadas que dificultam a tomada de decisão, e criando um ambiente onde há ampla consciência de como competir com integridade em todos os níveis.

Ainda, muitas vezes, a organização sucumbe à tentação de implementar um programa de conformidade “limitado ao papel”. Em nossa pesquisa de melhores práticas, o Relatório de Eficácia do Programa da LRN, descobrimos que programas efetivos inspiram os funcionários com um senso claro do propósito da organização, enfatizam a importância de valores sustentáveis e humanos estarem no centro das operações, criam um entendimento compartilhado em torno das condutas consistentes com esses valores e mensuram cultura e liderança, buscando melhorias a cada ano.

Nós também descobrimos que o excesso de processos e regras pode ser um impedimento para fazer o que é certo. Não há regras para todas as situações – e as empresas precisam ajudar seus funcionários a desenvolver o julgamento necessário para trabalhar em meio a ambientes de negócios complexos e desafios éticos.





Últimas notícias
Ferramentas digitais ajudam a fortalecer iniciativas de Conformidade
Com o aperfeiçoamento das ferramentas tecnológicas e o aumento das vulnerabilidades nas empresas, é necessário que os programas de Ética e Conformidade também evoluam. De acordo com um estudo da...

Os processos de capacitação sobre conformidade nas empresas
As constantes evoluções do ambiente empresarial nas últimas décadas fizeram com que as empresas buscassem reforçar seus sistemas de conformidade para reduzir riscos e aumentar a competitividade n...

Nosso Compromisso:
a hora é de compartilhar
e contribuir
Em dezembro de 2016, a Odebrecht assinou um acordo de colaboração com autoridades brasileiras, americanas e suíças e veio a público para pedir desculpas pelos atos ilícitos cometidos no passado....