O Conselho de Administração de uma empresa é um órgão colegiado, deliberativo, não executivo, responsável por aprovar o direcionamento estratégico, acompanhar o desempenho, deliberar sobre os demais assuntos de sua competência e exercer as funções de controle que lhes são pertinentes. Segundo o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o Conselho de Administração exerce o papel de guardião dos princípios, valores, objeto social e sistema de governança da organização, sendo ele mesmo o seu principal componente.

A independência dos conselheiros é importante para a transparência e eficácia de atuação do colegiado. Segundo o IBGC, cada integrante do Conselho Administrativo tem responsabilidade para com a empresa, independentemente do sócio, grupo acionário, administrador ou parte interessada que o tenha indicado para o cargo. O instituto ainda reforça que os conselheiros devem exercer seu papel de forma técnica, emocional e financeiramente isenta, e sem a influência de quaisquer relacionamentos pessoais ou profissionais.

A riqueza das contribuições de um Conselho de Administração para a empresa também se dá pela diversidade de perfis de seus membros. Essa diversidade proporciona a pluralidade de argumentos e a tomada de decisão com mais qualidade e segurança.

O IBCG pontua que um Conselho eficiente precisa ter uma formação que aprecie a diversidade de conhecimentos, experiências, comportamentos, aspectos culturais, faixa etária e de gênero.

A diversidade de gênero, em especial, é um ponto fundamental que deve ser trabalhado para garantir equidade de oportunidades para o acesso de mulheres à alta liderança. Segundo dados da pesquisa Perfil dos Conselhos de Administração, lançada pelo IBGC em 2016, as mulheres representam apenas 7,9% dos conselheiros nas empresas listadas no mercado de ações brasileiro – uma realidade desigual para o ambiente de negócios.

Um novo Conselho de Administração para a Odebrecht

Em uma nova etapa de sua retomada empresarial, a Odebrecht anunciou a renovação de seu Conselho de Administração, que já conta com o apoio estratégico do Conselho Global. Nesta nova composição, foram nomeados quatro conselheiros independentes, de acordo com a nova Política sobre Governança, que garante mais independência e diversidade ao colegiado.

Conselho de Administração independente e com diversidade auxilia na tomada de decisões estratégicas





Últimas notícias
Novonor S.A. conquista manutenção da ISO37001
A Novonor S.A. obteve a manutenção do Certificado ISO 37001, selo conquistado em 2021 e que atesta a excelência do seu Sistema de Gestão Antissuborno. No Grupo, também estão certificadas as empr...

Aviso de Privacidade
A privacidade é um direito fundamental e, para nós da Novonor, esse é um dos principais valores. Por isso, esse Aviso de Privacidade foi criado para demonstrar o compromisso que assumimos de resgua...

OEC tem novo presidente
Após deliberação e aprovação do Conselho de Administração, o engenheiro Mauricio Cruz Lopes (47), até então Diretor Superintendente da OEC para América Latina, assume como presidente da ...