A Novonor, antiga Odebrecht, anunciou hoje (23/6) que após auditoria realizada por empresa internacional conquistou o Certificado ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno, um selo marcante na história de transformação do Grupo.

Há poucas semanas, outras empresas do Grupo Novonor receberam o mesmo certificado: a indústria petroquímica Braskem, a empresa de engenharia e construção OEC, o braço de óleo e gás Ocyan e a Vexty, entidade de previdência privada do Grupo.

Isso significa que a holding e as empresas operacionais do Grupo Novonor têm agora um Certificado ISO comprovando padrões elevados de governança contra a corrupção nos seus procedimentos internos.

“Esta é uma conquista valiosa”, afirma o Diretor Presidente da Novonor, José Mauro Carneiro da Cunha. “É um selo que demonstra aos nossos clientes e à sociedade como são autênticas e determinadas as nossas ações de transformação”, acrescentou José Mauro.

A transformação foi acelerada no ano passado. Primeiro, após acordo com a grande maioria dos credores, houve a homologação, em julho, do Plano de Recuperação Judicial da companhia.

Em seguida, em novembro, foi encerrado o monitoramento externo independente que o Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) e o Ministério Público Federal do Brasil (MPF) realizavam nos últimos 3 anos na empresa, em atendimento aos acordos de leniência assinados com autoridades brasileiras e estrangeiras.

Os monitores reconheceram, então, a consistência da governança e do sistema de conformidade da Novonor. A última ação do MPF em relação ao monitoramento ocorreu em 05/05/2021, quando homologou a implantação do programa de integridade da empresa.

Em dezembro, o Grupo lançou uma definição do que deseja ser agora e no futuro, ou seja, o seu Propósito, e o direcionamento estratégico de suas empresas para esta década, representado pela Visão 2030. E ao mesmo tempo apresentou a sua nova marca, Novonor, “inspirada no futuro”, segundo anúncio feito na ocasião.

Em comunicado divulgado hoje a todos os integrantes do Grupo, anunciando a conquista do Certificado ISO 37001, José Mauro Carneiro da Cunha, que era presidente do Conselho de Administração e se tornou Diretor Presidente da Novonor em abril deste ano, afirmou:

“Transformação é uma prática diária. Não é um destino dado. Todo dia, a cada momento, precisamos construir e honrar o destino que traçamos para nós mesmos de empresa comprometida em operar com os mais altos padrões éticos, técnicos, de governança e de eficiência para promover crescimento e prosperidade no Brasil e nos países em que atuamos.”

Saiba mais:
Sobre a Novonor
Sobre Propósito e Visão 2030
Sobre Sistema de Conformidade da Novonor





Últimas notícias
Empresas da antiga Odebrecht, agora Novonor, ganham Certificado ISO de Gestão Antissuborno
A Novonor, antiga Odebrecht, anunciou hoje (23/6) que após auditoria realizada por empresa internacional conquistou o Certificado ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno, um selo marcante na hi...

Harvard Business School tem estudo de caso sobre a Transformação da Odebrecht (hoje Novonor)
Aconteceu hoje, 09 de abril, na Harvard’s Business School (HBS), em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos, a apresentação do Estudo de Caso “A Jornada da Transformação da Odebrecht”. ...

Novonor anuncia mudança de CEO e de Presidente do Conselho
O Conselho de Administração da Novonor S.A. anunciou que o seu presidente, José Mauro Carneiro da Cunha, será o Diretor Presidente do Grupo a partir da próxima segunda-feira, 5/4, em substituiç...